Resenha #2 - Claros Sinais de Loucura

09:40

    Foto: Juliana Cirqueira - Blog Nuvem Literária


"Claros Sinais de Loucura - Você nunca conheceu ninguém como Sarah Nelson. Enquanto a maioria dos amigos adora Harry Potter, ela passa o tempo escrevendo cartas para Atticus Finch, o advogado de O sol é para todos. Coleciona palavras-problema em um diário, tem uma planta como melhor amiga e vive tentando achar em si mesma sinais de que está ficando louca. Não é à toa: a mãe tentou afogá-la e ao irmão quando eles tinham apenas dois anos, e desde então mora em uma instituição psiquiátrica. O pai, professor, tornou-se alcoólatra.

Fugindo da notoriedade do crime, ele e Sarah já se mudaram de diversas cidades, e a menina jamais se sentiu em casa em nenhuma delas. Com a chegada do verão em que completa doze anos, ela está cada vez mais apreensiva. Sente falta de um pai mais presente e das experiências que não viveu com a mãe, já se acha grande demais para passar as férias na casa dos avós, está preocupada com a árvore genealógica que fará na escola e ansiosa pelo primeiro beijo de língua que ainda não aconteceu.

Mas a vida não pode ser só de preocupações, e, entre uma descoberta e outra, Sarah vai perceber que seu verão tem tudo para ser muito mais. Bem como seu futuro."
(Sinopse retirada do Skoob)

Eu achava que devia guardar aquilo que algum dia o tinha feito feliz. Os sentimentos tristes não durariam para sempre, pensei. (Pág. 165)

O livro conta a história de Sarah, uma garotinha prestes a fazer 12 anos e com mais responsabilidades do que qualquer um pode imaginar. Ela vive com o pai, um professor que pensa demais nas próprias tristezas e acaba esquecendo as obrigações. A mãe, que vive numa clínica de reabilitação para doentes mentais, tentou matar Sarah e seu irmão gêmeo, Simon, quando eles tinham apenas dois anos de idade. A menina escapou, mas Simon não teve a mesma sorte.
Desde então, Sarah vive com medo de ter herdado a loucura da mãe e acabar como ela, portanto pensa excessivamente em todos as coisas que faz e calcula muito bem seus movimentos. Por conta de sua história, a família vive tendo que se mudar, pois o caso foi reportado no país todo e se alguém descobre, sua vida acaba virando um inferno. Isso faz com que Sarah não tenha muitos amigos e seu pai, nenhum outro relacionamento afetivo.
Com uma mente muito criativa, a garota se refugia nas páginas dos livros e no seu diário onde escreve seus maiores medos e conquistas. Depois de uma aula de inglês, onde o professor os incentiva a escrever cartas ao personagem literário favorito, ela decide escolher Atticus Finch por ter uma história parecida com a sua em "O Sol é para Todos", o que acaba tornando-se uma surpresa, pois a maioria de seus colegas resolve escrever para Harry Potter (confesso que eu também escreveria para o Harry haha).

"Também sou um livro não lido. Estou esperando para saber o que acontecerá comigo. (Pág. 86)"

O que mais me impressionou durante a leitura, foi a capacidade de dedução e interpretação que uma garota de 12 anos pode ter, quando se tem um histórico tão ruim. A inteligência e perspicácia de Sarah, fizeram com que eu me apaixonasse perdidamente pela história. 
O cenário e os personagens criados pela autora, são tão bem construídos que tudo que acontece ao longo da história parece tão real que você pensa que realmente está acontecendo ali do seu lado. 
Em alguns momentos eu senti raiva, mas muita raiva mesmo, por conta da personagem principal engolir certas coisas e não falar nada, permanecer calada. Eu tinha vontade gritar "Ei, por favor, ninguém está vendo o quanto ela está sofrendo? Ajudem-na!" 
O pai dela me irritou muito em certas partes. Eu me perguntava muito se ele não conseguia perceber que não era o único que sofria com a perda da mulher e que ele não estava sozinho. Está certo que é bem claro o amor que ele sente pela filha e a proteção que ele jogava sobre ela, mas muitas vezes ele é negligente e a Sarah sofre por isso também.
No final (que eu não vou contar o que acontece, é lógico), fiquei muito emocionada com as descrições dos sentimentos feitos pela autora. O carinho e o amor emanavam das páginas ao mesmo tempo que a tristeza também. E nossa, como chorei.
Em pensar que eu demorei tanto para começar a ler :'( Ainda bem que eu resolvi dar uma chance né?

Claros Sinais de Loucura
Autora: Karen Harrington
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

You Might Also Like

3 comentários

  1. Wow parece ser um bom livro!!!!!! fiquei com vontade de ler!

    ResponderExcluir
  2. Caramba, parece bom mesmo! Quero ler tbm esse! Esse pai aí me lembra alguém... Beijoooooooo

    ResponderExcluir