Resenha #1 | Vaclav e Lena

17:58

Livro: Vaclav e Lena
Autora: Haley Tanner
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 272

Vaclav e Lena parecem destinados um ao outro. Eles se encontram pela primeira vez aos 6 anos, numa aula de inglês para imigrantes em Brighton Beach, no Brooklyn. Vaclav é precoce e falante. Lena, com dificuldade no idioma, refugia-se na segurança de sua adoração por ele. Ele imagina a história dos dois se desenrolando como em um conto de fadas. No entanto, uma das muitas verdades a serem descobertas nessa extraordinária obra de estreia de Haley Tanner é que "felizes para sempre" nunca é um desfecho garantido. Um dia, Lena não vai à escola. Desaparece da vida de Vaclav e da família dele como num cruel truque de mágica. Durante os sete anos seguintes, Vaclav deseja boa-noite a Lena todos os dias, perguntando-se se ela faz o mesmo onde quer que esteja. No dia do aniversário de 17 anos de Lena, ele finalmente descobre o que aconteceu. Haley Tanner tem a originalidade e a verve de uma contadora de histórias nata, e também a ousadia de imaginar um mundo em que o amor pode superar as circunstâncias mais difíceis. Em Vaclav & Lena, a autora dá vida a dois inesquecíveis jovens protagonistas que evocam a alegria, a perplexidade e a paixão de se ter uma profunda e duradoura ligação com outra pessoa. (Sinopse retirada do Skoob)


O livro trata da história de Vaclav, um garoto que veio da Rússia com a família quando ainda era bem pequeno (sendo mais precisa, aos 4 anos) e de Lena, uma garotinha (também russa) acanhada, que mal fala inglês e cheia de problemas que vive com a tia que a negligencia de forma descarada.
Os dois se conhecem quando ainda são bem pequenos e a princípio a relação é difícil, Lena é muito difícil. Rasia, a mãe de Vaclav, é quem ajuda a garota a se socializar com a família. Ela cuida, protege a age como a mãe que Lena nunca teve.
Vaclav tem um sonho, o de se tornar um grande mágico e esse sonho surgiu desde o dia em que assistiu um show de mágica muito famoso. Mas como todo mundo sabe, todo ilusionista, precisa de uma assistente e Vaclav pretende ter Lena ao seu lado para que ela se torne sua linda acompanhante.
Com o passar de alguns anos, Rasia começa a perceber que algo estranho está acontecendo e do seu jeito, trata logo de investigar. Até que um dia, ela vai levar Lena até sua casa e praticamente passa a noite fora, deixando seu filho muito preocupado. Quando volta, está um tanto transtornada e evita de tocar no assunto. E é a partir daí que Vaclav não vê mais Lena.
Anos se passam até que os dois se encontram novamente e todo o mistério é desvendado.


Confesso que no começo eu achei que não fosse gostar da história (mesmo estando louca para ler). Aí, a minha amiga me deu de presente de aniversário e eu pensei que agora que eu tinha, não ia perder nada se lesse.
Assim que eu virei a última página, me arrependi demais por ter enrolado tanto. Que história incrível! Fiquei do começo ao fim muito aflita tentando saber o que tinha acontecido com Lena e fiquei realmente MUITO surpresa.
Em certas partes, alguns personagens me irritaram muito, mas depois que descobri o motivo me senti até um pouco culpada por sentir isso (HAHAHA). Cada um tem uma história cativante e sofrida. Rasia é uma mulher muito batalhadora e que sempre teve o sonho de se mudar para os Estados Unidos para dar uma situação melhor a sua família. Seu marido é um rapaz muito estranho, ora ajuda Rasia, ora fica sentado no sofá bebendo vodca.
Vaclav é realmente muito talentoso e encantador, mas sua obsessão por mágica me deixava entediada às vezes. Enfim, é um garoto com a mente para a frente e que sempre faz o que é certo. 
Como disse lá em cima, Lena é criada pela tia que mal para em casa e que tem um emprego muito duvidoso. A garota sempre teve tutores muito negligentes e passa por muitas situações absurdas, que chegava a me dar muita raiva.
Tirando esses pormenores, eu adorei o empenho de Vaclav, o extinto de proteção de Rasia e até mesmo a teimosia de Lena. A história é muito boa e a autora escreve extremamente bem.
O final é emocionante e surpreendente, vale muito a pena ler!





You Might Also Like

1 comentários